Cel Art Jefferson Jésus Cavalcanti Silva Mendes
CURRICULUM VITAE DO COMANDANTE DO GRUPO
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, o Coronel de Artilharia Jefferson Jésus Cavalcanti Silva Mendes estava servindo no Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília - Distrito Federal.
Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2024.
Nascido em 03 de junho de 1978, na cidade de Taubaté–SP, é filho de Jefferson Jésus Cavalcanti Daniel Mendes e de Ivonete Aparecida da Silva Mendes.
Incorporou às fileiras do Exército em 10 de fevereiro de 1996, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas – São Paulo. Ao término do Curso de Formação de Oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende – RJ, foi declarado Aspirante-a-Oficial da arma de Artilharia em 25 de novembro de 2000, e foi classificado no então 2º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, sediado em Itu - São Paulo, onde desempenhou as funções de Adjunto do O Com, Adjunto do S2 e de Comandante da Linha de Fogo.
Cursou a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea no Rio de Janeiro – RJ em 2004 e apresentou-se, por término de curso, na então 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea, sediada em Brasília – DF, onde, dentre inúmeras funções, chefiou a Seção de Operações. Após cursar a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) no Rio de Janeiro – RJ em 2007, foi classificado no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, sediado em Caxias do Sul – RS, onde foi comandante de subunidade durante 2 (dois) anos. Desempenhou a função de instrutor do Curso de Artilharia da EsAO em 2010, 2011 e 2013. Desempenhou a função de Observador Militar das Nações Unidas na Libéria em 2012. Foi Comandante da 5° Bateria de Artilharia Antiaérea Leve (Aeromóvel) sediada em Osasco-SP no biênio 2014 – 2015. Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) no Rio de Janeiro - RJ em 2016 e 2017 e, como Oficial de Estado-Maior, foi Chefe da Seção de Simulação da AMAN em 2018, exerceu a função de instrutor do Centro Argentino de Treinamento Conjunto Para Operações de Paz (CAECOPAZ), sediado em Buenos Aires, Argentina em 2019 e 2020 e serviu na Secretaria-Geral do Exército, em Brasília – DF.
Possui especialização (lato sensu) em Operações Militares de Defesa Antiaérea e de Defesa do Litoral pela EsACosAAe, em Ciências Militares pela EsAO e pela ECEME e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco.
Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha Osório, o Legendário, Medalha Marechal Trompowsky com passador de Bronze, Medalha Corpo de Tropa com passador de bronze, Medalha das Nações Unidas para a Libéria, Medalha Mérito aos Serviços Distinguidos da Argentina e Distintivo de Comando Prateado.